10 dicas sobre como conciliar bem a rotina pessoal e profissional

9-dicas-sobre-como-conciliar-bem-a-rotina-pessoal-e-profissional5798A mulher passou a ter mais espaço no mercado de trabalho e com isso conquistamos a tão desejada independência. Será? Será mesmo que não estamos ficando cada vez mais escravos dos compromissos que assumimos? Com esta nova “conquista” o dia ficou pequeno para tantas tarefas e o desafio de conciliar o tempo ficou cada vez mais difícil. Nesse post vou compartilhar algumas dicas que me ajudaram a equilibrar a rotina e espero que seja útil para você.

Não existe regra, existe uma questão de capacidade de adequação e isso é muito individual. Depende de vários fatores e cada pessoa tem um ponto de equilíbrio diferente. Mas como organizar nosso tempo para conseguir conciliar bem a rotina profissional e pessoal? Preparei algumas dicas:

Adapte-se as mudanças 

Desde que o mundo existe ele está em constante mudança. Nada, absolutamente nada fica parado. A teoria de Darwin já falava que nem sempre vence o mais forte e sim, aquele que tem a maior capacidade de adaptação. Sim, toda mudança tem um “período de adaptação” mas, quanto menor, melhor. Adapte-se a novas mudanças rápido e seja mais eficiente.

Otimizando o tempo

Uma boa forma de administrar o tempo ao seu favor é definir as prioridades e administrar a rotina. Procure não desviar muito sua rota, escolha atividades ou serviços no caminho de casa ou do trabalho. Que tal escolher uma academia que fique próximo do escritório? Assim, você poderá aliviar a tensão depois de um dia longo de trabalho ou começá-lo com energia total se exercitando antes do seu horário de trabalho.

Permita-se desconectar

Mas como Danyelle? A palavra do momento não é a conexão? Sim. Mas, vale lembrar do equilíbrio e preservar seus momentos para viver cada um deles plenamente. Para ser eficiente, é preciso se entregar ao momento e concentrar. Permita-se desconectar e viva o presente, cuidado com os ladrões do tempo.

Foco sempre

Saber onde você quer chegar é o primeiro passo para se tornar mais eficiente. Preste atenção no que estiver fazendo, se dedique. Seja no trabalho, seja no lazer. De nada adianta socializar com os amigos e ficar pensando em coisas do trabalho que ficaram por fazer. Da mesma forma, conversas pessoais em horário de trabalho podem roubar a sua produtividade. Nada ficará bem feito.

Mulher maravilha 

A mulher maravilha só existiu na ficção. Pedir ajuda a pessoas próximas não é vergonha nenhuma, muito pelo contrário. Delegue tarefas a pessoas que você confia, como por exemplo, a lista do supermercado ou até mesmo, o dever de casa do seu filho. Delegando e confiando você também está ampliando a percepção de pertencimento do outro.

Confiança e tranqüilidade 

Uma coisa leva a outra. Estabeleça a confiança sempre. Seja para cumprir prazos no trabalho, seja nas relações pessoais ou profissionais. Mas, o mais difícil é manter essa relação de confiança.

Depois de estabelecer uma relação de confiança, você alcança a tranquilidade. Essa é fundamental para alcançar a qualidade de vida tão desejada. Por exemplo, seu chefe confiará que você irá entregar um projeto no prazo certo mesmo que você se ausente por algum momento e suas relações caminham naturalmente e sem pressão. Como consequência, sua família e principalmente os filhos, crescem em um ambiente seguro a caminho da independência pessoal.

Qualidade sempre

Opte sempre pela qualidade da relação e não pela quantidade. De nada adianta estar presente de corpo e ausente de espírito. Quando você estiver no trabalho, dê o melhor de si sempre. Da mesma forma, procure fazer isso quando estiver com seu companheiro, filhos e amigos. A qualidade é sempre mais marcante do que a quantidade.

Faça atividades juntos

Fazer atividades junto com amigos e família é uma ótima maneira de conciliar as tarefas do dia a dia e otimizar seu tempo e suas relações. Praticar atividades físicas em conjunto é uma forma de um apoiar e incentivar o outro a não desanimar e desistir, além de ser uma ótima maneira de colocar o papo em dia! Outra maneira de fazer atividades juntos é levar todos para a cozinha com você quando você chegar em casa e precisar preparar o jantar da família. Faça com que todos participem, peça a seu companheiro que coloque a mesa, deixe que seu filho limpe as folhas de alface. Lá em casa, eu faço campeonato de decoração de pizza.

O que precisa ser feito

Crie hábitos e rotinas de situações que acontecem sempre (supermercado quinzenal, dias de faxina semanal, atividades extracurriculares das crianças, reuniões pré-definidas no trabalho, visitas a clientes, etc). Deixe-as pré-organizadas fazendo por exemplo uma lista ou colocando-as no calendário com lembrete para o dia ou semana seguinte. Assim, você consegue se programar e se preparar melhor sabendo o que e quando precisa ser feito, além de não esquecer nada!

Não se esqueça de você

Ahhh, essa é a mais importante e posso justificar porque isso não é um discurso egoísta. Para estar bem com o próximo, Você precisa estar bem consigo mesma. Dedique um tempo para cuidar de você e fazer algo que goste e te faça bem. Eu, por ex, descobri que gosto de andar de moto, mas tenho amigas que jogam tênis ou tem algum outro hobbies. Algumas atividades são fundamentais para a realização feminina, identifique o que te faz bem e não abra mão disso! E neste caso vale qualquer detalhe: ir ao cabeleireiro, frequentar uma academia, manter suas sessões de terapia, ou até mesmo, ir ao shopping e ficar por dentro das novas tendências.

Pode parecer difícil saber como conciliar vida profissional e pessoal, mas é perfeitamente possível desempenhar muito bem as duas funções. O melhor é fazê-las de forma leve e equilibrada. Gostou das dicas de hoje? Veja em nosso blog alguns pontos que podem a ajudá-la a identificar porque em alguns casos você não alcança êxito na forma de conciliar as tarefas!