5 motivos para ser uma empreendedora de sucesso

5 motivos para ser uma empreendedora de sucesso

Trabalhar com paixão é o sonho de qualquer pessoa, não é mesmo? Mas nem todo mundo consegue conciliar suas competências e desejos com a vida profissional. A maioria das pessoas acaba dedicando a vida a um emprego que atenda suas necessidades de sobrevivência. Nesse caso, muitas vezes, sonhos e satisfação profissional ficam pra depois.

Quem nunca pensou em sair de um trabalho maçante para abrir um negócio e se tornar seu próprio chefe? Mas, se por um lado sobra vontade para apostar na carreira dos sonhos, por outro, falta um ingrediente indispensável para fazer essa verdadeira revolução: Coragem

No post de hoje, trago 5 motivos para encorajar você a se tornar um empreendedor de sucesso. Vamos?

Trabalhar com o que gosta

Isso nem sempre significa transformar seu hobby em negócio. As vezes, o que vai fazer seu coração pular é algo novo, que você nunca viu. O importante é que seja algo que faça sentido pra você, que esteja alinhado com seus princípios e valores. Empreendendo, você pode transformar o que parece um sonho distante em realidade.

Passar uma vida inteira se dedicando a um trabalho que você não gosta, além de minar seus verdadeiros sonhos e potenciais, torna a rotina mais pesada e infeliz.

Ao unir seu desejo, seu talento e sua carreira, você terá muito mais motivação no trabalho — o que, por consequência, aumentará o seu rendimento. Alcançar o sucesso profissional fazendo o que você ama trará mais autoestima, inspiração e empolgação para a sua vida, além de mais leveza e menos estresse no seu dia a dia.

Conciliar trabalho e família

Uma carga horária pesada e grande volume de trabalho podem afetar diretamente a nossa vida pessoal e nossas relações, principalmente quando somos privados de dedicar o tempo e a atenção que desejamos dar à nossa família e às pessoas que amamos.

Infelizmente, essa é a realidade de muitos que trabalham com horário rígido, independentemente do ramo de atuação ou do cargo — a sobrecarga de horas de trabalho parece ser um dos grandes males dos dias de hoje.

Ao abrir seu próprio negócio, é possível mudar essa situação, flexibilizando seus horários de acordo com as demandas do seu dia a dia. Além disso, alguns empreendimentos permitem que você possa trabalhar sem sair de casa, em esquema de home office.

Mas é claro que toda essa liberdade exigirá também uma boa dose de disciplina. Driblar a procrastinação pode ser uma tarefa complicada, mas, para se tornar um empreendedor de sucesso, ter foco e saber equilibrar a dedicação ao trabalho à família é fundamental.

Alcançar a tão sonhada independência financeira

O empreendedorismo pode ser a chave para alcançar a sua independência financeira. O empreendedor de sucesso é aquele que trabalha com vontade e prazer, e não pela necessidade de dinheiro. Mas não pense que a independência financeira depende de altos ganhos: o segredo, na verdade, é saber administrar bem os seus recursos —  tanto na vida pessoal quanto na empresarial — para conseguir manter o padrão de vida que você deseja.

No início, é normal que demore um tempo até que seu empreendimento entre nos eixos e comece a render lucros. O retorno financeiro começa a aparecer a médio e longo prazo, por isso, ter uma boa reserva financeira para dar os primeiros passos no mundo dos negócios é imprescindível. Isso evita que você se veja obrigado a fazer dívidas ou tenha que passar apertos no futuro.

Seguindo à risca algumas boas práticas de administração, usando seus recursos com consciência e responsabilidade, é perfeitamente possível se tornar um empreendedor de sucesso e ter uma vida financeira tranquila.

Ter mais liberdade para propor novas ideias

A agilidade para colocar suas ideias na pratica é muito maior quando você está no comando, empreendendo. Para quem gosta de criar, empreender pode ser muito mais do que um negócio ou uma parte de sua carreira, tornando-se um verdadeiro estilo de vida. É quase como um modelo mental que aumenta o engajamento e mantém o time motivado.

Por essa razão, cada vez mais pessoas têm visto no empreendedorismo a oportunidade de colocar suas ideias em prática e trabalhar da maneira que acham melhor e mais produtiva.

Governo ajuda quem empreende

O Brasil é um terreno fértil para quem busca empreender em alguns nichos específicos — como é o caso do mercado de estética e beleza, que alcançou um incrível crescimento de mais de 500% nos últimos cinco anos, mesmo diante da crise econômica.

Além do mercado propício, há outra enorme vantagem para quem quer se tornar um empreendedor no país: o Governo Federal tem tomado inúmeras medidas para facilitar a vida de quem quer abrir o próprio negócio. Entre elas, está a criação das categorias de Micro Empreendedor Individual (MEI) e Simples Nacional, que diminuíram bastante a burocracia para a abertura de micro e pequenas empresas — que são maioria no país.

Além disso, programas de incentivo como o Startup Brasil e o apoio educacional oferecido por instituições como o Sebrae contribuem bastante para o desenvolvimento dos empreendimentos por aqui.

Não há dúvidas de que o empreendedorismo é um caminho cheio de oportunidades! Ser dono do seu próprio negócio, além de ser a realização do sonho de trabalhar com o que gosta, traz muito mais liberdade, criatividade e flexibilidade para a nossa vida profissional. Além disso, é possível conquistar a independência financeira e ter mais tempo para equilibrar trabalho e família — isso tudo contando com uma mãozinha do governo! E então, o que você está esperando para se tornar um empreendedor de sucesso?

Você conhece outras vantagens sobre o empreendedorismo? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe comigo aqui nos comentários!