Como abrir uma franquia? Separei algumas dicas!

Como abrir uma franquia? Separei algumas dicas!

1. Introdução

Você tem o sonho de ser uma empreendedora e quer conquistar a independência financeira. Para ter mais segurança, chega a conclusão que a melhor opção é abrir uma franquia? Porém, uma série de dúvidas pairam em sua cabeça: como abrir uma franquia? Como escolher o ramo de atuação? Para que serve e como elaborar o plano de negócios?

Essa semana, começa a Expo Franchising no Rio de Janeiro e, se você vai procurar um negócio, precisa entender como funciona este mercado em rede. Sua tão esperada independência financeira só vai acontecer com um conjunto de fatores de sucesso. Por isso, muita atenção na escolha da marca. Costumo dizer que essa é a hora de investir tempo no conhecimento mútuo e alinhar expectativas.

2. Escolha o negócio que pretende iniciar

Você já chegou à conclusão que a melhor alternativa para empreender é abrir uma franquia. Porém, é preciso escolher em qual segmento atuar e em qual marca você encontra os mesmos propósitos de valor, já que essa é uma relação de parceria.

Nesse momento, algumas questões precisam ser levadas em consideração para que a escolha seja realmente acertada. Veja, a seguir, o que você deve fazer para refletir bem antes de tomar a sua decisão:

Faça uma autoanálise

Quando você pensa em abrir uma franquia e empreender, você já tem um objetivo — provavelmente, conseguir a independência financeira fazendo algo que gosta e sem depender de ninguém. Mas você já parou para pensar quais são seus sonhos de verdade? Quais são seus pontos fortes e fracos? O que está te impedindo de alcançar o que tanto deseja? O que você mais gosta de fazer? A partir dessas respostas, você começa a delinear o melhor caminho a seguir.

Além disso, você precisa se questionar a respeito do empreendimento em si. Pergunte-se se você sabe quais serão as maiores dificuldades de gestão, se há algum conhecimento que precisa perseguir e se você está pronta para enfrentar os obstáculos. Lembre-se: ter uma franquia não é tarefa fácil e exigirá bastante empenho e dedicação nos primeiros meses. Mas você terá um bom resultado depois!

Escolha um negócio que combine com você

Você já fez uma autoanálise e sabe qual é seu perfil como empreendedora. Tendo esse conhecimento, pode escolher um negócio que tenha a ver com o seu perfil. Uma cilada que muitas pessoas tendem a cair é escolher um negócio que esteja na moda, ou seja, uma tendência. É claro que isso ajuda a ter mais sucesso, mas essa não é uma certeza. E se você fizer algo de que não gostar, as chances de fracasso são maiores.

Pesquise sobre o negócio e a franquia que pretende escolher

É claro que, para começar um negócio, você precisa fazer um bom trabalho de pesquisa. Isso inclui buscas na internet, leitura sobre o assunto, conversas com pessoas que já atuam com franquias, etc. Também é recomendável conversar com pessoas que atuam com franquias no mesmo ramo daquela que você pretende escolher.

Analise a sua capacidade de investimentos

Um empreendimento requer investimentos. Por isso, você precisa ter dinheiro guardado não só para fazer os investimentos iniciais a fim de abrir o estabelecimento, mas também ter um valor para capital de giro. Isto deverá garantir a manutenção das despesas até você alcançar o ponto de equilíbrio.

Passada a fase do “vermelho” e alcançado o tão esperado ponto de equilíbrio, ou seja, o momento em que as receitas são iguais às despesas, você começa a retornar o investimento com o lucro.

Escolha a franquia mais adequada para você

Nem sempre escolher o segmento de atuação é suficiente. No caso das franquias, é preciso escolher a franqueadora mais adequada à sua realidade e com a necessidade do mercado em que você irá atuar. Existem diferentes opções no mercado e você precisa escolher a que apresenta o melhor custo-benefício e que esteja mais alinhada com as suas expectativas e com o seu perfil profissional. Ao listar as franquias existentes, aproveite e anote alguns detalhes, como popularidade da marca, prazo médio de retorno, valor destinado ao investimento inicial, taxas cobradas, normas e diretrizes, etc. Dessa forma, terá uma visão mais ampla e poderá escolher a melhor franquia para você.

Segundo a ABF, Associação Brasileira de Franchising, o segmento que mais cresceu no primeiro semestre desse ano comparado ao ano anterior foi o segmento de Esporte, Saúde, Beleza e lazer com 15% de incremento em faturamento. O vento está favorável para retomada de crescimento, vejo excelentes negociações com perspectivas de crescimento sustentáveis. 

Não seja impulsiva

Se você costuma ser muito empolgada com as coisas, deve conter a animação ao escolher a franquia. Tomar atitudes impulsivas pode prejudicar a sua decisão e fazer com que você abra um negócio com o qual não tem muita afinidade. O melhor é analisar todos os elementos que rodeiam essa escolha e pensar bastante sobre o assunto para finalmente decidir o que vai fazer.

Tenha consciência de suas responsabilidades e as da franqueadora

Não importa qual marca você vai escolher para fechar negócio, sempre haverá uma relação de direitos e deveres de ambas as partes. Caberá a você seguir as diretrizes da franqueadora, adequando o estabelecimento às normas previstas, comprando os produtos que devem ser comercializados, oferecendo um atendimento padrão de alta qualidade, etc. Por outro lado, caberá à franqueadora oferecer a visão estratégica, suporte necessário, gestão de marca, entre outras ações necessárias para que o seu negócio seja um sucesso.

Considerando todos esses quesitos, chega o momento de pensar de maneira mais aprofundada sobre o segmento de atuação do negócio que você pretende abrir.

3. Informe-se detalhadamente sobre o ramo de atuação

Para ser uma empreendedora de sucesso, você obrigatoriamente precisa conhecer o ramo no qual vai atuar. Como você já viu, é necessário fazer uma pesquisa aprofundada antes de definir qual franquia vai adotar. Essa é uma maneira de verificar todas as oportunidades disponíveis.

No entanto, antes de definir com qual marca vai trabalhar, é preciso conhecer muito bem a franqueadora. Por isso, o primeiro passo é conhecer a equipe da marca franqueadora, descobrindo seu histórico e a credibilidade das pessoas que representam a marca.

Além disso, é indispensável que você analise a Circular de Oferta de Franquia. Esse é um documento que deve ser fornecido pela franqueadora ao potencial franqueado e que deve conter várias informações relevantes, como: os valores a serem pagos mensalmente, se a marca é registrada. Nesse caso, devem estar incluídos todos os dados de registro, o licenciamento para atuar no franchising, a descrição do setor de atuação da marca, as características operacionais, a experiência, a estrutura, o total de unidades franqueadas em todo o país, entre outros elementos. Assim, você tem mais segurança para assinar o contrato e fazer todo o processo de legalização do seu negócio.

Se tudo estiver de acordo, chega o momento de fechar o negócio. Mas, nesse momento, você deve analisar o contrato com cuidado, evitando transtornos posteriores.

A partir disso, você pode entrar de cabeça no negócio e saber tudo sobre o segmento de atuação da franquia que você vai abrir. Nesse cenário, é preciso avaliar os seguintes critérios:

  • Quem é o público-alvo?
  • Quais são as demandas desse público?
  • Os produtos da marca são bem aceitos pelos consumidores?
  • Qual é o formato de venda mais comum entre os franqueados de sucesso da marca?

Além de responder a essas perguntas, outros elementos são essenciais, como você verá a seguir:

3.1. Aprenda sobre a gestão do negócio e frequente cursos de formação

Para ser uma empreendedora, invariavelmente você precisa saber um pouco sobre gestão. Talvez você não tenha se formado em Administração de Empresas nem seja uma perita no assunto, mas você pode — e deve — aprender sobre a gestão do empreendimento, frequentando também alguns cursos de formação.

Algo que facilita muito nesse sentido são os treinamentos e capacitações fornecidos pela própria franqueadora. Aproveite essa facilidade e participe desses eventos, porque eles ensinam não somente a melhor forma de trabalhar os produtos que serão vendidos, mas também a ter uma conexão mais próxima com a franqueadora.

Os treinamentos oferecidos são diversos, incluindo entre eles gestão do negócio, controle de estoque, operacionalização das atividades, controle de caixa, promoção, atendimento ao cliente, seleção de colaboradores, gestão de recursos humanos, etc.

Todos esses conhecimentos ajudarão a colocar o negócio em prática e permitirão que você tenha mais controle sobre a gestão financeira, sabendo quanto de estoque deve manter e o valor que deve possuir como capital de giro (recursos financeiros que são armazenados para garantir o funcionamento da empresa, mesmo em caso de imprevistos), entre outros elementos.

3.2. Invista em marketing e publicidade

Além de aprender mais sobre a gestão do negócio, você também deve investir em marketing e publicidade. Quando você opta por uma franquia, normalmente existe uma taxa de publicidade mensal que é administrada por um fundo de Marketing. Este valor geralmente é usado para Campanhas Nacionais, o que não impede você de incrementar com investimentos locais.

A taxa a ser cobrada varia conforme o tipo da franquia, sendo que o valor considera uma porcentagem de lucro, que pode variar de 1% a 30%. Também é cobrada uma taxa de royalties para ter direito ao uso da marca todo Know-How.

No entanto, você também pode fazer algumas propagandas mais locais, a fim de atrair clientela especificamente para a sua unidade. Atualmente, existem diversas formas de fazer isso, sendo que uma das mais efetivas e baratas é utilizando a internet.

Nesse cenário, você pode ter uma fanpage ou criar links patrocinados a fim de divulgar a sua marca na internet. Os posts podem ser segmentados para atingir um público-alvo específico, aumentando a chance de sucesso.

4. Realize um plano de negócios

Depois de escolher com qual franquia vai atuar e realizar cursos de formação e investimentos em marketing e publicidade, você deve começar a pensar no plano de negócios, documento que indicará o melhor caminho a seguir. Esse documento é fundamental para qualquer tipo de empresa, porque apresenta informações a respeito do mercado, das suas atitudes enquanto empreendedora e dos produtos que serão vendidos.

Assim, ele é um orientador, que indicará a você como buscar mais informações a respeito da franquia que vai abrir. Pelo fato de também abordar dados sobre a concorrência e pontos positivos e negativos do empreendimento, esse documento ajuda a identificar se a ideia de negócio é viável e entender como gerir a empresa de forma mais adequada.

Porém, existe um ponto principal que deve ser analisado com esse documento: é a análise da relação de custo-benefício.

4.1. Avaliação da relação de custo-benefício

Ao fazer esse planejamento, você deve pensar na relação custo-benefício. Isso só pode ser feito quando você entra em contato com a marca franqueadora e obtém informações detalhadas, que permitam entender como o negócio funciona na prática.

Tendo as informações da franqueadora, você pode fazer pesquisas de mercado, financeira e econômica, que têm por objetivo analisar a ideia de negócio. Por meio dessas ferramentas, você pode saber se o negócio está adequado ao local em que será instalado, se os clientes têm boa aceitação da marca, etc.

Ao mesmo tempo, devem ser analisados os recursos disponíveis (tanto econômicos quanto técnicos e humanos), considerando os investimentos que a serem realizados e aqueles que já são contemplados pela franqueadora (como o plano de marketing, por exemplo).

Caso a sua análise identifique a necessidade de contrair um financiamento, deve-se verificar se ele realmente pode ser contratado. É preciso considerar que o empreendimento requer um investimento inicial e um valor que deve ser armazenado, conforme já foi afirmado. Se você contratar um financiamento, deve considerar também o pagamento dessa obrigação.

5. Conte com uma assessoria jurídica

A abertura de uma empresa requer a análise de diversos documentos jurídicos e, por isso, contar com uma assessoria especializada pode ser fundamental para que mais obstáculos não apareçam pelo caminho.

O primeiro momento em que é necessário um advogado é na análise do contrato com a franqueadora, já que esse profissional pode avaliar e orientar você em relação ao documento.

No entanto, esse apoio também pode ser utilizado para dar entrada na documentação da prefeitura para formalizar o negócio, conseguindo a emissão dos alvarás, por exemplo. Ou seja, o advogado pode contribuir muito durante as etapas burocráticas, eliminando diversos empecilhos que podem aparecer pelo caminho.

Nesse contexto, também vale a pena ressaltar que, mesmo tendo uma franquia, o seu negócio é uma unidade independente, com uma personalidade jurídica própria. Por isso, há diferentes questões que se deve pensar, como o tipo de empresa a ser aberta, o regime tributário mais adequado, entre outras.

6. Escolha o seu ponto comercial

Até aqui você aprendeu quais são os diversos elementos que deve considerar ao abrir sua franquia. Mas talvez você não tenha imaginado que o local do estabelecimento é um fator de extrema relevância, que pode ser determinante para o fracasso ou o sucesso da sua empreitada.

Esse quesito pode ter mais ou menos importância de acordo com o segmento de atuação do negócio. No ramo alimentício, por exemplo, ele é realmente determinante. Para você ter uma ideia, em geral, o único elemento que pode impactar mais do que esse fator é a escolha da franquia em si. Então pense muito bem onde vai instalar o seu estabelecimento!

Ao considerar o local de instalação da empresa, a primeira coisa que você deve pensar é que o valor da estrutura será sempre o mesmo, independentemente do ponto. Por isso, vale a pena avaliar diferentes opções e escolher a melhor, porque isso com certeza trará mais retorno financeiro.

Uma dica que pode ajudar muito nesse sentido é contar com a ajuda de um especialista em locações. Outra recomendação é negociar, já que você tem apenas uma previsão de faturamento e precisa arcar com essa despesa fixa mensalmente. Você também pode obter junto à franqueadora uma indicação do percentual máximo que o aluguel deve ter em relação ao faturamento esperado.

Por fim, é obrigatório que você analise a região em que pretende instalar o seu negócio, verificando os possíveis concorrentes. Avalie os pontos fortes e fracos deles, entendendo como o seu concorrente pode ajudar o seu negócio ao direcionar (mesmo que sem querer) um cliente e como você pode se diferenciar perante a concorrência.

Nesse sentido, apostar em um bom atendimento é uma das melhores maneiras de se destacar. Cabe ressaltar aqui a necessidade de treinar seus colaboradores, repassando as informações da capacitação da franqueadora e mantendo ou até mesmo elevando o nível de atendimento da marca.

Com esses detalhes, você pode atrair mais consumidores e formar uma clientela fiel, independentemente da quantidade de concorrentes que o local possa ter.

7. Construa uma rede de relacionamentos com outros franqueados

Sabe aquela ideia do networking? Pois bem, ela também é necessária para quem quer abrir uma franquia. Construir relacionamentos sempre é positivo e, no mundo corporativo, é uma forma de trocar experiências e aprender mais.

Por isso, aposte nas conversas com outros franqueados da rede e aprenda com as melhores práticas. Eles podem indicar o caminho mais seguro, porque, afinal de contas, possuem as mesmas metas que você.

Mas talvez você esteja pensando: “como vou fazer esses contatos?”. Pois bem, visite diferentes unidades de franquias da mesma marca com a qual você vai atuar. Explique a situação e converse com o franqueado. Outra possibilidade para manter esses relacionamentos é não faltar as Convenções que normalmente acontecem todo ano.

Além disso, vale a pena conversar com ex-franqueados, porque esses empreendedores têm a possibilidade de indicar os pontos negativos com mais propriedade. Dessa forma, você consegue ter diferentes versões de um mesmo fato e chegar à sua própria conclusão.

Outra vantagem de conversar com os franqueados e ex-franqueados é descobrir todos os pontos fortes e fracos do segmento de atuação, da franqueadora. O resultado é uma noção mais próxima da realidade de como será efetivamente o dia a dia da franquia.

8. Conclusão

O segmento de franchising é bastante atraente e traz mais segurança para a pessoa que quer investir no negócio próprio. É claro que sé preciso tomar cuidado com uma série de questões, mas você tem muito mais chances de ter sucesso

Agora você já sabe o que considerar no momento de abrir sua franquia, o que deve analisar e como escolher o ramo de atuação mais adequado ao seu perfil e à sua realidade. Além disso, você pôde perceber que contar com a ajuda de uma assessoria jurídica pode ser fundamental para eliminar alguns obstáculos que aparecem pelo caminho.

Mesmo assim, há três pontos fundamentais que não podem ser esquecidos:

  • O plano de negócios, que vai direcionar as suas ações, fazendo uma projeção do sucesso que você pode ter e mostrando uma análise aprofundada do mercado e dos produtos vendidos;
  • O ponto comercial, que é determinante para a atração de mais consumidores, que, por sua vez, podem se tornar clientes fiéis;
  • A rede de relacionamento, que permite a troca e o compartilhamento de experiências, conhecendo os pontos positivos e negativos do negócio, da franqueadora e do ramo de atuação.

Agora você já está preparada para escolher o melhor negócio de acordo com todas essas variáveis abordadas aqui. Não existe empreendedorismo sem risco, mas com essas dicas você terá maiores chances de sucesso. Aproveite e para deixar um comentário compartilhando alguma situação que você já viveu!