Ética profissional na estética: entenda a importância dessa relação!

Ética profissional na estética: entenda a importância dessa relação!

Qualquer profissional precisa ter ética no ramo que atua, e na área da estética não é diferente. A palavra ética vem do grego e está relacionada ao caráter e ao comportamento do ser humano. Uma boa ética profissional na estética ajuda a construir um mercado sólido, transmitindo mais segurança para clientes e futuros clientes — que passam a ver o trabalho estético com mais seriedade.

E não são apenas os clientes que devem ser levados em consideração. A ética dentro do ambiente de trabalho para com os colegas de profissão é de extrema importância. Falar mal de outra empresa, dizer ao cliente que determinado profissional não é bom, dentre outros comportamentos, faz com que o seu trabalho seja mal visto pelo público em geral.

Neste post, selecionamos algumas dicas para que você entenda a importância da ética profissional na estética. Confira!

Respeite o pedido do cliente

Por mais que você tenha conhecimento sobre o assunto, o cliente tem suas preferências. Um designer de sobrancelhas sabe que existem alguns padrões que devem ser seguidos e um formato ideal para cada tipo de rosto, mas nem sempre o cliente deseja seguir essas regras.

Descartar a fala do cliente e fazer o que você, como profissional, acha melhor, põe em risco essa relação. Ele acaba ficando insatisfeito com o resultado e a consequência será não contratar os seus serviços novamente, ou ainda pior, falar mal da sua empresa.

Nesses casos, o melhor a fazer é ouvir o que o seu cliente tem a dizer e explicar, de acordo com os seus conhecimentos, o motivo pelo qual aquela escolha não é a melhor. Vocês devem entrar em um consenso quanto ao que deve ser feito.

Siga as regras

Assim como qualquer outra categoria profissional, o esteticista possui o seu próprio código de ética, que tem como objetivo principal norteá-lo para as boas práticas junto aos colegas e ao público.

Se você deseja ser um bom profissional, precisa estar atualizado quanto a essas regras e segui-las. Nesse código, você encontrará direcionamentos sobre o exercício profissional, o respeito para com o cliente, o relacionamento entre os profissionais, dentre outros.

Vista-se adequadamente

Quando se trata de serviço estético, o profissional é o cartão de visitas da empresa. Estar bem vestido e de acordo com ambiente mostra que você leva o seu trabalho a sério e que vê a estética e a beleza como fatores importantes no seu dia a dia.

Pense sempre no melhor para o seu cliente

É muito comum ver pessoas contratando um determinado serviço estético achando que ele é a melhor opção para um problema sem antes consultar um profissional.

Uma das formas de manter a ética profissional na estética é informar o cliente quanto ao tratamento mais adequado, ainda que gere menos lucro para a empresa. O cliente deve ser alertado e um bom profissional deve explicar tudo, tirando todas as possíveis dúvidas. Assim, o cliente terá um melhor poder de escolha, aumentando a sua satisfação.

Quer saber um pouco mais sobre o mundo da estética? Então acompanhe a nossa página no Facebook!