Gerir pessoas: 5 atitudes que auxiliam na motivação dos nossos colaboradores

Nossa missão: elevar a autoestima dos nossos clientes, através de um atendimento de qualidade, com foco no respeito da intimidade, resultando na plena satisfação e encantamento.

 

Manter um time satisfeito e alinhado à missão da rede não é tarefa fácil e ter a habilidade de motivar nossos profissionais é fundamental para a Depyl Action.

Segundo a jornalista Ilya Pozin, em seu artigo para a revista Time, um profissional não é motivado apenas por dinheiro, mas, dentre outros fatores, por um ambiente de trabalho agradável e pelo reconhecimento de seu gestor.

Pensando nisto, selecionei 5 maneiras simples que podem ajudá-lo a motivar os colaboradores da Depyl Action, desenvolvendo um time mais comprometido a cada dia e fortalecendo o seu posicionamento como líder, sem precisar recorrer a um aumento salarial:

 

 1. Seja generoso ao elogiar

O elogio é algo que todos querem receber, além de ser fácil de dar. O reconhecimento pelo gesto vai mais longe do que se imagina. Enalteça as contribuições que cada profissional oferece e observe seu time se esforçar para receber ainda mais.

2. Faça das suas ideias as ideias deles

Em vez de distribuir ordens, que tal fazer com que os funcionários sintam como se eles estivessem dando ideias? Frases como: “Eu gostaria que você fizesse assim” se transformariam em “Você acha que é uma boa ideia se fizermos assim?”

3. Seja ponderado ao criticar ou corrigir

Ninguém gosta de saber que está errado. Por isto, ao criticar ou corrigir seus colaboradores, seja claro em relação ao erro, evite palavras ofensivas e não os exponha aos colegas. Uma outra sugestão é tentar uma abordagem indireta para estimulá-los a não repetir a falha. Mas lembre-se que as pessoas precisam aprender com os próprios erros para que estes não se tornem recorrentes e só você conhece a melhor tratativa.

4. Dê liderança

Destaque os colaboradores que tiverem melhor desempenho e seus pontos fortes, faça dessa pessoa um exemplo para os outros. Levante a moral dela e lhe dê um pouco de liderança para que os demais se sintam motivados a ser a próxima referência no grupo. Mas fique atento! Repetir esta ação com o mesmo profissional consecultivas vezes pode gerar insatisfações e até mesmo discórdia.

5. Dê reconhecimento com pequenas recompensas

Crie pequenos desafios internos e recompense a equipe. Aos que se destacarem, além das bonificações mensais já praticadas, elogie, ofereça um jantar ou uma lembrancinha, mas não faça disso uma obrigação. Realize lanches coletivos para interação, comemore marcos, como o aniversário da loja, mas não fique  escravo das datas especiais. É o inesperado que surpreende.

Se você já pratica alguma destas ações com sucesso, deixe um comentário com seu relato.
A troca de experiências ajuda a melhorar, ainda mais, a nossa rede!

 

Fonte: Portal Administradores