O melhor momento para empreender é agora!

04

O empreendedorismo é a exemplificação de dois grandes anseios de muitas pessoas: Ter controle sobre a vida profissional e ter um propósito para deixar como legado. Uma ideia genial não é o bastante para que um negócio dê certo. Tampouco é verdadeira a crença de que é preciso um “gene empreendedor de sucesso”, para que haja possibilidades de crescimento.

Na verdade, o empreendedor de sucesso é sempre visionário e tem grande capacidade de agir, acredita no seu projeto, e tem “tato social” apurado. Parece muito complicado? Mas, se você desenvolver algumas competencias, vai ficar fácil. Veja a seguir, o que caracteriza o bom empreendedor e confira as dicas infalíveis para que o seu empreendimento triunfe no mercado.

Autoconfiança

Em um discurso muito inspirador, para uma turma de formandos em Stanford, Steve Jobs, um dos maiores empreendedores da história, disse: “Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho e a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”.

Muito provavelmente você ouvirá com frequência que empreender é uma opção de carreira muito arriscada, que não terá estabilidade e que, para isso, você precisará de muita sorte. Não é bem assim. Os riscos realmente existem, a estabilidade é algo que precisa ser conquistada com o tempo e sorte realmente é sempre bom ter, mas definitivamente não é ela quem define o sucesso de um empreendimento.

Por isso, confie em si mesmo! Você precisa amar o que faz! Em qualquer estágio da sua carreira você será testado e terá que tomar decisões difíceis. Acredite em suas próprias opiniões. Isso será essencial para que você seja capaz de transmitir a credibilidade necessária para sua equipe e, logo, para que façam um bom trabalho em conjunto. O empreendedor de sucesso acredita em suas próprias ideias e é exatamente isso que o diferencia essencialmente da multidão.

Iniciativa e perseverança

Transformar a ideia em projeto, requer disciplina e habilidade para colocar tudo no papel. Posteriormente, colocar em prática uma ideia de negócio é uma tarefa que costuma ser  ainda mais difícil. É preciso coragem, autoconfiança e sabedoria para fazê-lo. Saber filtrar opiniões desestimuladoras e que tentam o tempo todo te convencer a não seguir seu ideal, é o primeiro passo para o sucesso.

É comum que as pessoas enxerguem boas oportunidades para empreender. Mas, infelizmente, também é comum não dar o primeiro passo para colocá-las (e mantê-las) em prática. Para evitar isso a dica é uma só: seja persistente!

Pensamento estratégico

Falta de organização e estratégias mal definidas são pontos que comprometem bastante o crescimento de um empreendimento. Faça um plano de negócios que abarque todos os passos do atendimento, estratégia gerencial e administrativa. Tenha objetivos muito bem definidos, além de táticas e medidas a serem adotadas -e cumpridas- bem específicas para concretizá-los. Além disso, seus intuitos precisam ser claros e de fácil entendimento, para que possam ser concretizados sem complicações.

Conhecimento de mercado

Você conhece o seu público-alvo? Sabe quais são as melhores maneiras de atingi-lo e cativá-lo? Entende como pode convencer os indecisos e quando é a melhor hora para abordar um cliente em potencial? A pesquisa mercadológica poderá te ajudar a responder tudo isso e ser um grande diferencial para o seu empreendimento. Ela fornecerá dados e estudos sobre o público que busca atingir e te ajudará a traçar planos e a otimizar os seus resultados.

Engajamento

Um bom relacionamento com seu time é essencial para que vocês consigam fazer um bom trabalho em equipe. A cordialidade, o respeito e a boa vontade devem reger o comportamento de todos. Para isso, estimule o diálogo, escute sempre, valorize opiniões e também os bons feitos.

Ademais, as competências devem ser o principal fator na hora da contratação, não laços sanguíneos ou a mera simpatia. Um time engajado é aquele que compartilha dos mesmos valores e propósitos da empresa. Que consegue entender a necessidade do cliente para oferecer a melhor solução.

Tato social

Habilidades interpessoais são fundamentais para garantir um bom relacionamento. Saber lidar com diferentes pessoas e clientes, é essencial para o sucesso. O bom empreendedor dedica-se diretamente na obtenção de informações de clientes, fornecedores e concorrentes, além de conseguir manter um relacionamento cordial com todos.

Flexibilidade

Saber delegar, dando autonomia e flexibilidade a quem trabalha no seu time evita que você fique sobrecarregado. Isso também funciona como um bom estimulo ao time por demonstrar confiança, além de possibilitar uma visão mais objetiva e abrangente do negócio como um todo.

Na medida em que seu empreendimento for crescendo, você precisará se organizar ainda mais para estabelecer prioridades. Você não pode controlar tudo o tempo todo. A dica é monitorar os resultados e métricas, mas tendo sempre muito cuidado para não se envolver com alguns assuntos em detrimentos de outros. Mais que um chefe, você precisa ser um líder!

Comprometimento

O caminho para o sucesso não é simples nem fácil. Muitas vezes você precisará sacrificar grande parte do seu tempo. Estar presente na empresa é fundamental, mesmo tratando-se de um negócio já estabilizado e bem formatado. A participação na gestão do negócio mantém o foco e ajuda diretamente no trabalho em grupo e na satisfação dos clientes.

Conhecimento sobre vendas

Sabe aquele jargão “a publicidade é a alma do negócio”? Pois bem, não é a toa que é tão repetido! Não adianta ter um bom plano de negócios, um time bem preparado e tudo muito bem organizado e estruturado, se você não souber divulgar o que vende ou oferece. O investimento em publicidade e marketing te ajudará a apresentar o seu negócio para as pessoas certas, da maneira adequada e até tornar o seu produto um objeto de desejo.

Visão de futuro

O empreendedor precisa entender que nem o crescimento lento ou os resultados grandiosos de imediato são sinais de sucesso, isoladamente. É preciso ter paciência até que tudo chegue nos eixos e ter consciência de que um crescimento estratégico e organizado é melhor e mais sustentável do que um crescimento desenfreado, que não terá estrutura para manter-se em pé.

Seguir nossos sonhos é a melhor maneira de deixar uma marca positiva e inspiradora no mundo. E então, agora que você entendeu o que caracteriza um empreendedor de sucesso está animado para empreender também? Conheça um exemplo de empreendimento de sucesso.