O poder da criatividade e inovação na gestão do tempo

O poder da criatividade e inovação na gestão do tempo

Historicamente, as ideias surgem de maneiras inesperadas. O caso mais famoso, certamente, é o de Arquimedes. O Rei Heron, desconfiado que sua coroa não seria de ouro puro, solicitou ao respeitado matemático Arquimedes que avaliasse se nela havia partes de prata, mas sem que a peça fosse derretida. Diante de tarefa tão complexa, Arquimedes passou dias tentando encontrar a solução, mas não conseguiu.

Foi então que ele resolveu relaxar um pouco em uma banheira. Esquecendo-se durante alguns instantes do trabalho, o sábio Arquimedes percebeu que o volume de água que caía da sua banheira era igual ao volume da parte do seu corpo dentro da água.

Imediatamente ele encontrou a solução: pesando a coroa no ar e depois comparando com seu peso na água, ele conseguiu obter o peso deslocado por ela, algo que também poderia ser feito com a quantidade de ouro ideal para a coroa, dando a ele o parâmetro necessário para resolver a questão.

Feliz da vida, Arquimedes saiu pela rua gritando “Eureca, Eureca!” (que significa descobri). Era o princípio do empuxo, que até hoje justifica o deslocamento de líquidos — e responsável por esclarecer o golpe que o ourives tentou aplicar no rei.

Descubra o poder do inconsciente

O que significa essa história do empuxo e de Arquimedes? Significa que uma das maiores descobertas da história da humanidade aconteceu quando Arquimedes deixou um pouco de lado seu trabalho e parou para relaxar.

Sem querer, ele usou seu cérebro de maneira diferente, enxergando o problema que estava no seu inconsciente em uma outra situação. Ou seja: ele estudou muito, se dedicou tanto a algo, que mesmo quando deixou aquele assunto de lado, sua cabeça continuou trabalhando inconscientemente. Isso fez com que ele visse a solução em uma coisa que, à primeira vista, não tinha nada a ver com o seu problema. Às vezes, a solução do problema é sair dele, mudar o foco. Essa é uma capacidade que podemos desenvolver.

Saiba como se organizar no dia a dia

Mas não é somente de momentos de epifania que as inovações aparecem. Uma rotina organizada, que facilite o trabalho da sua memória, também ajuda muito. Tenho aplicado isso no meu dia a dia e está dando certo, veja:

Liste tudo o que deve ser feito

Muitas vezes, o simples fato de anotar suas prioridades já é o suficiente. Escrever na agenda do celular ou até mesmo em um papel é uma excelente forma de prestar auxílio à própria memória. Quando temos muita coisa para fazer, escolhemos o caminho que já conhecemos e, quando estamos em “modo” automático, não usamos a criatividade para inovar. É preciso ter tempo até mesmo para ter criatividade e inovar. Sendo assim, organização é fundamental.

Avalie o que pode ser delegado para outras pessoas que moram com você

É muito comum para nós, mulheres, estar ocupada em casa. Afinal, sempre tem coisa pra fazer! Mas, acredite, você não precisa fazer tudo sozinha. Lembra do Ócio Criativo? É preciso colocar em prática. Ficar à toa, descansar e “olhar para o teto” é preciso.

Compartilhe, peça apoio da família. Você também precisa descansar no final de semana. Uma boa dica é delegar o que for possível. Coisas mais simples como ir ao banco pagar contas, fazer compras e manutenção da casa são tarefas que podem e devem ser compartilhadas, não acumule funções.

Peça a opinião de todos

Estabelecer funções não significa que você deva agir de maneira autoritária, forçando as pessoas a colaborar. Isso pode fazer com que as coisas não deem certo.

Por isso, procure ouvir, esclareça dúvidas e faça ponderações. Isso é importante porque tudo o que você não precisa é de um ambiente pesado, com familiares incomodados com alguma coisa. Assim, a melhor maneira de garantir a harmonia na casa é fazer com que todos se sintam úteis.

Prepare-se para a criatividade

Como visto na história de Arquimedes e a descoberta do empuxo, é preciso evitar passar o tempo todo focado no trabalho. Isso é contraproducente. Para ter boas ideias, é fundamental também esquecer temas do trabalho e viver outras experiências.

Sendo assim, procure praticar exercícios físicos, relaxamento, um hobbie. Essas práticas tendem a relaxar seu corpo e, principalmente, a mente, permitindo que as ideias surjam naturalmente.

Pense em criatividade e inovação

Para conseguir dar conta de tantos afazeres pessoais e profissionais com eficiência, é preciso pensar em criatividade e inovação sempre. Assim, mesmo no dia a dia é preciso ter atenção especial àquilo que pode agregar valor ao seu trabalho.

Procure ler bastante sobre sua área, mas sempre tendo em mente a necessidade de ter boas ideias — algo que pode ser obtido a partir de observações sobre coisas que acontecem em outros setores.

Por isso, é importante acompanhar notícias, mudanças de comportamento, hábitos, entender os processos que podem mudar o mundo do esporte, da música, etc. Isso certamente poderá inspirar você a trazer algo novo e surpreender parceiros e clientes do seu negócio, fazendo seu empreendimento crescer.

E você, tem alguma ideia que pode se transformar em negócio? Quais são os problemas que te impedem de investir nela? Não se esqueça de deixar um comentário e falar mais sobre como criatividade e inovação trabalham na sua vida!