Os 7 melhores livros sobre empreendedorismo

Os 7 melhores livros sobre empreendedorismo

O Brasil é, sem dúvidas, um país empreendedor, com pessoas que dia após dia trabalham para construir um negócio sólido e de sucesso. Para chegar lá, é preciso não só colocar a mão na massa, mas estudar muito para acumular conhecimentos que certamente serão úteis em diversos momentos da sua jornada.

Sendo assim, vamos conhecer alguns dos melhores livros sobre empreendedorismo que te ajudarão não só com conhecimentos e habilidades técnicas, mas também compartilharão experiências para que você se inspire a seguir em frente!

1. Sonho Grande, de Cristiane Correa – 2013

Esse livro tornou-se febre nas escolas de negócios do Brasil por contar a história de três dos nossos maiores empreendedores: Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles. Ao ler essa obra, você vai viajar na trajetória que levou os empresários a serem donos, atualmente, de marcas como Lojas Americanas, Burger King, Heinz e a gigantesca Ambev.

2. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg – 2012

O autor norte-americano Charles Duhigg baseou-se em diversos estudos científicos na área para escrever esse best-seller, que se tornou praticamente uma leitura obrigatória para empreendedores — apesar de não ser focado nesse público.

O título pode fazer você pensar que se trata de uma leitura clichê de autoajuda, mas não é o caso! Você aprenderá a eliminar hábitos que atrapalham a sua rotina e a desenvolver novos, para ser mais produtivo e tomar decisões melhores.

3. Geração de Valor: compartilhando inspirações, de Flávio Augusto da Silva – 2014

Flávio Augusto é um dos expoentes do empreendedorismo brasileiro, sendo considerado um dos bilionários mais jovens do país e, utilizando sua experiência de mercado, bem como sua história de vida, ensina as pessoas a pensar “fora da caixinha”. Nessa empreitada, ele garante que empreender é sim para todos (que tenham esse desejo, é claro) e, nesse livro, ele traz textos e charges que farão o leitor refletir acerca do senso-comum ao qual estamos sujeitos diariamente — e promete transformar esse pensando, tirando-o da inércia.

4. A Startup de $100, de Chris Guillebeau – 2014

Nesse livro, Chris Guillebeau desmistificou o empreendedorismo entrando em contato com mais de 1500 pessoas que começaram seus negócios com baixos investimentos — às vezes, menos de $100 — e atualmente lucram mais de $50 mil. Com uma linguagem fácil e que segura a sua atenção desde o primeiro capítulo, o autor apresenta dados reais, bem como tantas histórias inspiradoras e de sucesso, que irão fazer com que você enxergue seu emprego, seus sonhos e suas realizações pessoais de uma outra maneira.

5. Criatividade S.A., de Ed Catmull – 2014

A Pixar se tornou praticamente uma fábrica de clássicos: desde os anos 90, a empresa tem marcado gerações por meio de personagens cativantes e animações criativas e inovadoras como Vida de Inseto, Toy Story e Procurando Nemo. Nessa leitura você vai descobrir os bastidores do estúdio, do processo de criação, do planejamento, do desenvolvimento e até mesmo dos encontros da equipe, tudo sob a ótica de um dos fundadores. Sem dúvidas, inspirador!

6. Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker – 2006

Você conhece a expressão mindset? Explicando em poucas palavras, trata-se da forma como a mente de uma pessoa está configurada, ou seja, seu modo de pensar e suas referências, que se refletem em determinadas atitudes. Esse livro procura desvendar o mindset dos milionários, permitindo que qualquer pessoa adote, na sua vida pessoal e profissional, atitudes que levarão à independência financeira.

Além disso, a obra contém ótimos ensinamentos, que serão úteis a qualquer pessoa que administra o seu próprio negócio.

7. Diferente – Quando a exceção dita a regra, de Youngme Moon – 2011

Já parou para pensar em como algumas marcas se destacam justamente por fugirem do padrão? Foi assim com o Google e sua página super minimalista, em uma época em que portais estavam abarrotados de informações, ou com a Dove e suas campanhas com mulheres comuns, em um mercado dominado por modelos. Diferente explora esse assunto com maestria e, certamente, expandirá seus horizontes.

E então? O que você achou da lista de melhores livros sobre empreendedorismo? Tem alguma sugestão para compartilhar? Deixe um comentário!