Polinizar ou polemizar: qual a melhor estratégia em tempos de crise?

Polinizar ou polemizar: qual a melhor estratégia em tempos de crise?

Eu costumo dizer que quase tudo na vida é uma questão de escolha. Afinal, ao longo da nossa trajetória, podemos escolher polinizar ou polemizar. Tudo depende de onde você quer chegar. Se não souber o destino, qualquer caminho serve.

Em tempos de crise, o que não falta são pensamentos negativos para nos enfraquecer. Nesse cenário, comemoro hoje algo “nunca visto antes na história deste país” e olha que não faltaram pessoas para polemizar.

Ao pé da letra, polinizar é uma ação que multiplica e constrói a vida. Polemizar, por sua vez, é uma ação que multiplica um fato negativo e destrói o engajamento, completamente diferente da ação anterior. Sabe aquela postura de que nada tem solução e tudo pode piorar?

Pois é, só que não. Pode e vai melhorar! Estamos em constante processo de evolução, a mudança é constante. Acredite e mantenha o foco nesse texto onde vou polinizar você com dicas para transformar as dificuldades em novas oportunidades.

Tempos de crise: polinizar ou polemizar?

Mesmo com todas as dificuldades que uma crise econômica proporciona, é possível encontrar raras, porém, excelentes oportunidades de inovação. No entanto, manter uma rotina de revisão de processos em busca da melhoria contínua é essencial para se manter em destaque no mercado.

Vale ressaltar que precipitação perante os problemas é um erro grave: o ideal é manter a calma e deixar a ansiedade de lado, caso contrário a situação tende a piorar. Só assim será possível construir um planejamento seguro e mais assertivo com foco na solução. Além disso, detalhes como avaliar a real situação diante da crise, entender as opções existentes e o impacto de cada uma delas, entre outras coisas, são fatores essenciais para uma retomada de crescimento.

Superando a crise

Enquanto todos reclamam das dificuldades que, aparentemente, só aumentam, olhe para solução e faça diferente. O que isso quer dizer? Em vez de reclamar, invista seu tempo em novos projetos que possam ajudar a reverter a situação. Na crise, crie melhores processos e inove mesmo sabendo que a desaceleração pode influenciar seu projeto.

Olha, quando resolvi pilotar, aprendi que nas curvas devemos manter a aceleração e nunca, nunca olhar para o perigo. Ou seja, se tiver um buraco na pista, jamais olhe diretamente para ele, use sua visão periférica e não tire seu olhar do final da curva, do seu destino, do seu foco. 

Estar preparado e confiante é um requisito básico para superar a crise. Logo, se manter em constante movimento também é fundamental para conseguir inovar com mais agilidade. Tenha sempre em mente que a atual situação econômica pode influenciar seu desenvolvimento, isso faz parte do processo, mas esse pensamento não pode ser fator predominante na sua tomada de decisão.

Mundo dos negócios x crise econômica

A competitividade só aumenta e os desafios para crescer com boa lucratividade também. Isso independe do cenário econômico, é o “mundo dos negócios”. Uma crise econômica por sua vez, amplifica as dificuldades para quase todos os nichos de mercado, o que leva a grande maioria das empresas ao desespero e por isso não conseguem encontrar as soluções necessárias.

Diante da crise, busque ser diferente mantendo a calma e analisando a situação. Assim é possível encontrar a melhor forma de solucionar os problemas e se destacar no mercado. Faça uma avaliação da real situação do seu negócio e analise o que está faltando para que você atinja suas metas.

Com isso será possível perceber a necessidade de melhoria de gestão dos processos e/ou de mudança na estratégia de negócio. Veja algumas dicas:

Reduzir custos

Isso é algo que sempre deveria ser feito, mas só lembramos na hora que aperta. Repensar as despesas deveria ser uma rotina. Crie uma lista de prioridades conforme o seu planejamento começando pelas despesas mais relevantes. Qualquer movimento poderá fazer a diferença nessa etapa.

Otimizar as condições de trabalho

Otimizar as condições de trabalho é outro detalhe importante no processo de superação da crise. Modificar os processos do seu negócio e intensificar a gestão administrativa da sua empresa são fatores que precisam ser trabalhados para obter sucesso.

Além disso, essa iniciativa é um diferencial se comparada às reações que muitas empresas têm apresentado no mercado, pois a forma como os processos produtivos do seu negócio são gerenciados, definem a competitividade do seu empreendimento mesmo em meio à crise em que vivemos.

Usar a criatividade

Não é possível esperar que a solução apareça. Compartilhe as dificuldades com seu time e ganhe agilidade no processo criativo. Não custa nada lembrar: não existe ideia ruim e ouvir a opinião de todos é muito importante. As conversas são oportunidades valiosas.

Ter capacidade de adaptação

É preciso ter humildade para reconhecer a necessidade de mudança e agilidade para implantar as inovações necessárias para se adaptar rapidamente ao novo cenário. A capacidade de se adaptar é um fator predominante e faz muita diferença para um negócio de sucesso. 

Lembre-se: o mercado direciona o seu negócio e não é o contrário. O desconforto da “crise” é uma oportunidade de atualização, aproveite. É preciso saber ouvir e identificar as novas necessidades do mercado. Olho na solução e atitude; polemizar não resolve. Aproveite para polinizar boas práticas de gestão para não perder o foco. Programe o GPS rumo ao destino da sua empresa e aperte o cinto para manter a aceleração moderada.

Deixe a polemização de lado e invista sua energia na polinização. Com coragem e atitudes positivas somos capazes de realizar coisas incríveis.

E você, curtiu as dicas de hoje? Divida sua opinião aqui nos comentários e vamos polinizar, compartilhe!