Por que empreender na área estética? Saiba aqui!

Por que empreender na área estética? Saiba aqui!

Na atualidade, os padrões estéticos estabelecidos pela sociedade estão cada dia mais variados. Por esse motivo, muitas pessoas buscam os tratamentos estéticos e produtos de beleza disponíveis no mercado com o objetivo de se sentirem mais bonitas, seguras com relação à aparência física e em dia com os looks da moda.

Sentir-se atraente está diretamente relacionado à autoestima e à realização pessoal. Afinal, quem não gosta de se sentir bela e de receber elogios? Seja no trabalho ou no convívio social, os cuidados com o corpo e com a estética são considerados indispensáveis no dia a dia, o que faz do mercado de estética um dos mais promissores para quem quer investir em um negócio de sucesso.

Se você tem planos de empreender, fique sabendo que o mercado de estética oferece excelentes oportunidades para começar a investir. É um segmento que está em constante evolução e as expectativas para o futuro são positivas, tendo em vista que o Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de higiene pessoal e cosmética do mundo.

Você deve estar se perguntando: “mas é possível empreender mesmo em tempos de crise?” Eu digo que sim! Um bom empreendedor sabe reconhecer as melhores oportunidades e transformá-las em resultados. E diante da importância do mercado de estética no Brasil, preparei este post especialmente pra você. Continue a leitura e confira todos os detalhes!

Panorama do mercado de estética no Brasil

Nos últimos anos, o mercado de estética no Brasil vem crescendo continuamente e, ao contrário de muitos setores da economia, a cada ano vem se fortalecendo ainda mais. Não é à toa que esse mercado é responsável por movimentar bilhões de reais por ano e gerar muitas oportunidades de trabalho. Pesquisas revelam que 6 em cada 10 brasileiros se consideram pessoas vaidosas e preocupadas com a aparência, o que corresponde a mais de 60% da população.

Com o empoderamento feminino, e consequente aumento no poder aquisitivo das mulheres, o mercado de beleza e estética não para de crescer. Mas não pense que a vaidade é uma exigência exclusiva das mulheres. Hoje em dia, os homens também têm se preocupado muito mais com a aparência, e são responsáveis por grande parte do sucesso do setor. Além disso, com o aumento da expectativa de vida da população, a terceira idade também não abre mão dos cuidados pessoais e tem contribuído significativamente para a evolução do segmento no país.

Ademais, com a modernização e evolução dos produtos e equipamentos, sempre surgem novos tratamentos e procedimentos estéticos. Dessa forma, é possível satisfazer até mesmo os consumidores mais exigentes e garantir resultados surpreendentes. Veja abaixo algumas áreas de atuação no mercado de estética e descubra com qual delas você mais se identifica:

Depilação

A depilação existe há milhares de anos e, com a evolução dos métodos depilatórios, as técnicas foram aprimoradas e estão mais eficientes. Hoje em dia existem muitas opções de escolha na hora de eliminar os pelos, algumas de forma menos dolorosa e que garantem efeitos mais duradouros.

E fique sabendo também que há muito tempo a depilação deixou de ser uma prática exclusiva das mulheres. Os homens estão superadaptados às técnicas disponíveis, e também não abrem mão de se sentirem mais confortáveis e livres dos pelos indesejados.

Tratamentos estéticos

Existe uma infinidade de procedimentos e tratamentos estéticos disponíveis no mercado para atender todas as necessidades e desejos. Os mais procurados são aqueles que melhoram a aparência da pele e do corpo como, por exemplo, os tratamentos para redução de rugas, flacidez, estrias, acne e gordura localizada.

Serviços de massagem e relaxamento

Nas clínicas e spas, os serviços e tratamentos são voltados para o bem-estar físico e mental. Massagens revigorantes, banhos especiais e terapias de relaxamento prometem eliminar o estresse e promover o equilíbrio entre corpo e mente. Além disso, alguns spas oferecem pacotes para ocasiões especiais, que reúnem diversas modalidades de terapia.

Cuidados com os cabelos

O Brasil é um dos maiores consumidores de produtos para cabelos do mundo. Além de uma infinidade de produtos desenvolvidos exclusivamente para essa área, existe no mercado uma enorme gama de serviços para atender a essa demanda. Coloração, alisamento, alongamento, corte e escova são apenas alguns dos serviços mais procurados nos salões de cabeleireiro.

Cuidados com as unhas

Nesse segmento as esmalterias estão em alta. A ideia de criar um lugar especializado, que reúne diversos serviços voltados para cuidados exclusivos com as unhas deu muito certo no Brasil. Nas esmalterias você pode encontrar desde as tradicionais esmaltações, aplicação de unhas de porcelana, até mesmo tratamentos especiais e serviços de podologia.

Design de sobrancelhas

A técnica conhecida como visagismo promete harmonizar a expressão facial, corrigir imperfeições e valorizar o olhar. Por isso o design de sobrancelhas tem feito tanto sucesso, e a procura por esse tipo de serviço não para de crescer.

Em qualquer região do país existem pessoas preocupadas com a aparência, a saúde e o bem-estar. Portanto, se você está interessada em abrir seu próprio negócio, é hora de começar a identificar as oportunidades existentes na sua região e colocar as ideias no papel. Não perca tempo! Analise a concorrência de perto e aproxime-se de pessoas com os mesmos ideais que você. Aproveite esse momento para aprender e adquirir todo o conhecimento necessário para dar início ao seu projeto.

Participe de reuniões e eventos com empreendedores de sua cidade, fique por dentro de tudo que acontece no mundo da beleza e estética. Além disso, procure acompanhar todas as notícias e participar de congressos e feiras. Pesquise materiais sobre empreendedorismo e também sobre o ramo em que deseja atuar. Assim, você terá ferramentas suficientes para começar a criar o seu próprio negócio com segurança e se tornar uma empreendedora de sucesso.

Franquia ou marca própria?

Mesmo diante da crise econômica que atingiu o país, o mercado de franchising tem tido uma evolução expressiva e vem mostrando resultados animadores. Só para te dar uma ideia, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento de franquias no Brasil superou a marca de R$ 139 bilhões no ano de 2015, com um crescimento de 8,3% sobre o ano anterior.

As vantagens da franquia

Ao investir em uma franquia você está contratando um modelo de negócio já existente, com identidade consolidada e credibilidade no mercado. Além da marca, você adquire todo o know-how desenvolvido pela empresa e tem acesso ao suporte e treinamento necessários para o sucesso do negócio — o que proporciona ao empreendedor um risco menor na hora de investir.

O modelo de franquia também possibilita a troca de experiências entre os franqueados, o que garante o desenvolvimento e a melhoria contínua dos processos. Com informações e sugestões de diversas localidades, é possível adaptar o modelo existente e descobrir soluções que satisfaçam toda a rede de franqueados.

Do mesmo modo, por se tratar de um modelo de negócio pré-formatado, a franquia proporciona ao investidor um planejamento detalhado, o que evita imprevistos e despesas adicionais com instalações e reformas e, com isso, não há desperdício de tempo nem de dinheiro.

Outro detalhe relevante com relação à franquia é que há uma grande vantagem com relação aos investimentos em propaganda. Mesmo com a existência de taxas fixas mensais destinadas ao fundo de publicidade, os custos são rateados entre os franqueados e a divulgação da marca ocorre em uma escala muito mais abrangente, sem causar tanto impacto no bolso do investidor.

As vantagens da marca própria

Quando se pensa em desenvolver uma marca própria, a liberdade de poder desenvolver cada detalhe de seu negócio pode representar muito para o empreendedor. Para aqueles que gostam de criar e têm uma ideia inovadora, essa é uma excelente oportunidade para iniciar sua marca no mercado. Nesse caso, um empreendedor muito criativo pode não se adaptar ao modelo de franquias, simplesmente pelo fato de não poder implementar suas ideias e deixar o negócio com a sua “cara”.

Investir em uma marca própria também significa que você não terá que pagar por toda a estrutura já desenvolvida e consolidada de uma franquia. Com isso, os investimentos podem ser relativamente menores, dependendo do tamanho do seu projeto de negócio. Ademais, você não terá que desembolsar quantias mensais com taxa de franquia, royalties e taxas existentes no sistema de franchising.

Apesar de parecer uma escolha difícil, é importante destacar que para novos empreendedores que desejam ingressar no mercado, iniciar o projeto com segurança é fundamental. E nesse ponto, a certeza de poder contar com o apoio de uma organização estruturada e experiente, como no sistema de franquias, faz toda a diferença.

Como posso começar a investir?

A ansiedade para iniciar seu projeto deve ser mantida sob controle, pois colocar seus planos em prática exige paciência e, acima de tudo, muito planejamento e estudo. O primeiro passo é fazer uma autoavaliação.

Nesse momento você precisa analisar cuidadosamente alguns pontos. Responder com sinceridade a essas perguntas pode te ajudar nesse processo:

  • Quais são os meus objetivos de vida a curto, médio e longo prazo?

  • Qual a minha capacidade de investimento?

  • Qual a minha disponibilidade para aprender?

  • Quanto tempo eu terei para me dedicar ao meu negócio?

  • Eu me vejo seguindo normas e procedimentos já estabelecidos?

Com todas essas respostas em mãos e a certeza de que a franquia é o negócio ideal para você, o próximo passo é abusar das pesquisas, buscar informações no site da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e revistas especializadas no assunto. Assim, você poderá reunir informações suficientes para fazer uma análise detalhada sobre as empresas franqueadoras e identificar as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Desse modo fica mais fácil conhecer as características das franquias que mais te interessam e com as quais você mais se identifica. Para ajudar nessa escolha é importante traçar o seu público-alvo, verificar as necessidades de mercado de sua região e, então, listar as opções com maiores chances de sucesso.

Saiba como abrir uma franquia de estética

Para ser um franqueado você deve passar por um processo seletivo, que geralmente envolve os seguintes passos:

Avaliação

Após um primeiro contato, o candidato deve preencher um cadastro e enviar para análise à empresa franqueadora. Se for aprovado, uma reunião de apresentação deve ser agendada, na qual serão trocadas algumas informações básicas entre o candidato e a empresa franqueadora. O candidato então é avaliado, com base nas informações referentes à sua disponibilidade financeira, aptidões, características e até mesmo com relação à sua situação junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Circular de Oferta de Franquia

Se o interesse persistir, de ambas as partes, é apresentada ao candidato a Circular de Oferta de Franquia (COF), com informações detalhadas sobre o investimento, o histórico da franqueadora e demais particularidades e regras da franquia. Saiba que a Circular de Oferta de Franquia é um documento que deve ser entregue ao candidato no mínimo 10 dias antes da assinatura do contrato.

Contrato

O próximo passo é a assinatura do contrato. Antes da decisão final, é importante visitar lojas, conhecer de perto a rotina de trabalho, conversar com alguns franqueados e esclarecer todas as dúvidas. O contrato deve ser analisado com cautela e, se possível, com a ajuda de um advogado especialista no assunto. Os termos utilizados nesses documentos nem sempre são de fácil entendimento e nesse momento não pode ficar nenhuma dúvida pendente.

Instalações e treinamento

Passada essa fase, chegou a hora de acertar a locação do imóvel e iniciar a obra, de acordo com os requisitos exigidos pelo franqueador. Enquanto isso, o franqueado e seus colaboradores recebem todo o treinamento necessário antes de iniciarem as atividades. Nesse período, eventuais documentações e alvarás devem ser providenciados.

8 dicas para ter sucesso no ramo de estética

Não basta investimento e uma boa estrutura organizacional para ter sucesso no seu empreendimento. Saiba que para sua empresa se manter ativa no mercado, você precisa de clientes. Parece óbvio, não? Mas muitas empresas não dão a devida importância a esse requisito e perdem clientes a todo momento.

Mais importante que captar clientes para sua empresa, no entanto, é fidelizá-los! Entenda que construir um relacionamento duradouro com o cliente exige dedicação e empenho. Por isso, tomar alguns cuidados para garantir a satisfação do cliente é o que vai determinar a continuidade de seu empreendimento e ajudar você a conquistar sua independência financeira.

Listei abaixo algumas dicas que são fundamentais para o sucesso do negócio no ramo de estética. Veja quais são:

Atendimento

Em meio a tanta competitividade e opções disponíveis no mercado, o que vai determinar a decisão do cliente é o atendimento. Afinal, quem não gosta de se sentir acolhido e valorizado quando procura por um serviço? Quando você é mal atendido em um determinado lugar, a vontade que tem de voltar e consumir novamente o que ele oferece é nula, certo?

No ramo de estética temos que entender que o cliente não procura apenas por um produto que está na prateleira, ele quer algo mais! Na construção da relação de consumo, oferecer um tratamento cordial, um ambiente confortável e agradável, com alguns mimos adicionais, pode ser o diferencial que vai tornar a experiência encantadora para seu cliente. Isso fortalece os laços e dá início a um relacionamento de sucesso.

Equipe

O empreendedor deve ter atenção especial no momento de selecionar o seu time. Ter uma equipe engajada, que trabalhe motivada em busca dos objetivos é muito importante, pois são eles que estarão na linha de frente, em contato direto com o cliente — eles são, portanto, os maiores responsáveis pela impressão que o consumidor terá de sua empresa.

Ao liderar uma equipe é preciso saber reconhecer as competências, identificar os pontos fortes e fracos de cada colaborador e, com isso, conseguir extrair o melhor que eles têm a oferecer. Quando a gestão de pessoas é eficiente, os colaboradores trabalham com mais dedicação e todos saem ganhando.

Conhecimento e capacitação

O mercado de estética, com seus inúmeros segmentos, exige conhecimento e aprimoramento constante. O profissional que se dispõe a trabalhar com a beleza alheia, deve saber que terá que dedicar boa parte do seu tempo também aos estudos.

A preocupação com a saúde e o bem-estar de seus clientes deve estar sempre em primeiro lugar. Por isso, ter conhecimento técnico é essencial para que tudo dê certo no seu negócio. Tenha consciência de que, mesmo que você contrate um especialista para trabalhar na sua empresa, é importante que você também tenha algum conhecimento sobre o segmento em que está atuando.

Competitividade

Em tempos de crise, o preço pode influenciar bastante na decisão do cliente. Ter competitividade significa oferecer serviços de qualidade e bons preços, e nesse quesito grande parte dos empreendedores tem dificuldades.

Geralmente, no mercado de franquias, o preço é padronizado e não há como interferir nisso, pois o valor a ser cobrado pelo serviço é calculado de forma a manter o negócio com segurança, cobrindo todas as despesas necessárias, e de acordo com as variações do mercado.

Nesse contexto, o que você pode fazer para agregar valor ao serviço oferecido é demonstrar ao consumidor o diferencial de seu negócio em comparação ao que existe no mercado e fazê-lo perceber que na sua empresa ele poderá encontrar um serviço de qualidade superior. Dessa forma, o preço será apenas um detalhe.

Comprometimento

Ter uma agenda flexível, com horários disponíveis para atender diversas demandas, é fundamental nesse ramo de negócio. Evite atrasos e cancelamentos nos atendimentos, pois dessa forma você demonstra que sua empresa tem respeito com o cliente.

Imprevistos podem acontecer, mas um bom planejamento estratégico pode minimizar os seus efeitos na rotina diária. Lembre-se: ninguém gosta de esperar para ser atendido!

Promoções

O mais importante ao realizar uma promoção é fazer com que ela chegue até o cliente. Por isso, manter listas de contatos atualizadas é essencial para o sucesso de suas promoções. Mandar um e-mail, mensagem de texto via celular ou uma realizar uma breve ligação pode ser o diferencial que vai garantir que a promoção funcione e traga os resultados esperados.

Nas franquias, as promoções são normalmente padronizadas, principalmente em datas comemorativas. Mesmo assim, a garantia de sucesso depende muito do empenho do empreendedor e de sua equipe de trabalho em divulgá-las para seu público-alvo.

Limpeza

O ramo de estética exige higiene e limpeza rigorosos. De acordo com a especialidade do seu negócio, as normas e exigências podem ser específicas, mas jamais devem ser negligenciadas.

É importante conhecer todos os detalhes sobre os materiais utilizados, bem como a forma de esterilizá-los e descartá-los conforme as normas vigentes. Com isso você evita maiores problemas e reclamações posteriores, e garante a excelência nos serviços prestados.

Reclamações

Fique de olho nas reações de seus clientes. Perceba se eles estão realmente satisfeitos, verifique se estão elogiando ou criticando os serviços de sua empresa. Receber um feedback é muito importante, pois com ele você terá parâmetros para avaliar o desempenho de seu time de atendimento e de seus produtos. Saiba receber, escutar e, principalmente, entender as reclamações de seus clientes. Assim, você poderá identificar com mais clareza possíveis falhas e, com isso, evitar muitos problemas.

Clientes insatisfeitos espalham mais suas experiências de consumo do que os clientes satisfeitos. Hoje, com o uso das redes sociais, um cliente insatisfeito pode causar consequências desastrosas para a imagem de uma empresa. Portanto, diante de um cliente insatisfeito, procure entender as razões de sua reclamação e faça o que estiver ao seu alcance para reverter a situação. Apesar de não parecer, essa é uma excelente oportunidade para fidelizá-lo!

Conclusão

Como vimos, o mercado de estética no Brasil é muito promissor e oferece opções que se enquadram em qualquer região do país. Se você é uma empreendedora que precisa começar a gerar renda ou identificou em sua localidade uma oportunidade de negócio que merece ser explorada, coloque seus planos no papel e comece agora a desenvolver seu projeto!

Com as ferramentas necessárias, conhecimento e empenho, é possível colocar em prática suas ideias e dar vida a elas. Esteja ciente de que isso vai exigir muito trabalho e engajamento. Na construção de um negócio próprio é necessário que você se entregue por completo, de corpo e alma!

E você não deve encarar isso apenas como uma forma de ganhar dinheiro. Claro que isso importante, mas essa é a oportunidade de fazer o que gosta e buscar a realização pessoal e profissional. Quantas pessoas não sonham em trabalhar com o que gostam?

Por isso, chegou a hora de acreditar no seu potencial e colocar em prática tudo o que você aprendeu. Restou alguma dúvida sobre empreendimento na área estética ou sobre as franquias? Deixe sua pergunta ou comentário e conte comigo para ajudá-la!